Introdução

Havia um anjo que fazia estuques no céu” (IGNACIO GÁRATE ROJAS)

A arte do Estuque é uma arte milenar que se desenvolve e evolui com o próprio homem. A matéria-prima usada é a cal e o gesso. Materiais simples que procedem de rochas abundantes na Natureza e necessitam de pouca manipulação para que possam ser usados. O homem como ser criador que é, desenvolveu a aplicação destes materiais de forma a exaltar o próprio céu. A delicadeza, a harmonia e a beleza são sinónimos da Arte do Estuque.

Dentro das Artes Decorativas, o Estuque sempre foi visto como uma arte menor. Talvez por não se tratar de uma matéria prima nobre, como a pedra ou a madeira ou pela sua fragilidade enquanto material. O certo é que ao longo de séculos de desenvolvimento quer seja em decorações interiores como exteriores de edifícios, até nós chegaram obras impares de uma excelência artística incomparável.

Deste modo propomo-nos salvaguardar esta expressão artística impar que chegou até nós como legado e história do próprio Homem. A empresa Marco Aurélio – Restauro de Estuques tem como missão preservar o saber e o conhecimento da arte do Estuque. Alia o conhecimento e saberes tradicionais com os conceitos técnicos e tecnológicos da Conservação e Restauro.